Pensando em Deus

Reconhecendo, se protegendo e desmascarando as seitas.

666 – O Número da Besta

Posted by Sara Kelly em 20/09/2009

  • Uma análise crítica das interpretações

666“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” (Apocalipse 13.18)

As pessoas esperavam o fim do mundo em 1666, que seria a soma do fim dos mil anos (quando então Satanás seria solto conforme Apocalipse 20.3), com o terrível número da besta.

Mas para decepção dos prognosticadores de plantão, o fim não veio.

Entretanto, para quem pensa que a superstição e especulação em torno do 666 ficaram restritas à Idade Média está muito enganado. Estes algarismos apocalípticos continuam em alta, principalmente nos meios religiosos. E, diga-se de passagem, que não só as seitas protestantes, mas até mesmo católicos, arriscam um palpite cabalístico em cima deste misterioso número, como podemos ver no livro do padre Léo Persch. A interpretação vem de uma tal Vassula, vidente católica, que diz receber visões e orientações de Jesus e Maria a respeito do fim dos tempos. Numa dessas interpretações ela associa o anticristo com a maçonaria:

“Com a inteligência iluminada pela luz divina consegue-se decifrar o número 666 o nome de um homem, e esse nome, indicado por tal número é o anticristo. […] O número 666 indicado três vezes , isto é, multiplicado por três, exprime o ano de 1998. Nesse período histórico, a franco-maçonaria, aliada com a maçonaria eclesiástica, conseguirá o seu grande intento…”

Contudo, a fama do 666 extrapolou os limites da religião e foi parar na boca dos profanos. “The Number of the Beast” é a faixa musical do grupo Iron Maiden. Uma música com letras satânicas. A propósito, este é o número preferido dos satanistas e virou até nome de revista em Marselha/França.

Sem dúvida, ultimamente, há muito barulho não só em torno deste número como também do nome “besta”, que no Brasil ganhou fama com um automóvel, a van, Besta, fabricada por uma montadora coreana. Já em Bruxelas um computador gigantesco que foi batizado com o mesmo nome.

Código de barras 666Há alguns anos, a popularização do código de barras fez brilhar o imaginário religioso. Começou a divulgar nos meios cristãos que este código trazia nas extremidades e no meio de modo oculto o número 666, o qual seria marcado na mão direita dos consumidores.

Contudo, isto já é coisa do passado, foi abandonado de vez, agora a coqueluche do momento é o chamado “bio-microchip”. Criado pelo Dr. Carl Sanders, é atualmente produzido por várias empresas inclusive a Motorola para o Mondex SmartCard.

Certos periódicos afirmaram que os cientistas que trabalharam neste projeto descobriram que o melhor lugar do corpo humano para ser implantado o tal “chip” é na testa e na mão direita.  Seria essa a marca da besta ou mais um boato sensacionalista? Seja como for, o caso é que esta notícia já está causando pânico em alguns meios evangélicos.

De fato muita contra-informação pode ser encontrada, especialmente na internet sobre este assunto. Apocalipse 13, tem trabalhado com o imaginário de cristãos e não cristãos desde a época pós-apostólica. Muito se tem escrito sobre isso, sem contudo, haver consenso. Este trecho foi assunto nos escritos de alguns vultos da patrística, mereceu atenção no pensamento dos reformadores e chegou até ao nosso turbulento século XIX com força total.

O caso é que para muitos isso está se transformando numa verdadeira esquizofrenia escatológica.

Até mesmo o próprio versículo que traz o número, dizem esconder o 666

Isto é, 18 = 3 x 6 (6+6+6=18) .

  • COISAS DO ORIENTE

É notório a todos que literaturas orientais, principalmente as antigas, quando vertidas para o ocidente, tende a apresentar não só dificuldades lingüísticas.  Isso porque, quando lemos tais livros não estamos apenas lendo simples caracteres, mas absorvendo também seus costumes, crenças, filosofias, enfim, toda uma bagagem cultural diferente e estranha a nós ocidentais. E se tratando de matéria religiosa, a coisa tende a complicar ainda mais.

A Bíblia, o livro dos cristãos, é uma literatura também oriental com uma riquíssima linguagem: simbólica, poética e cultural, não fazendo exceção à regra.

Não obstante, há de se esclarecer, que a Bíblia enquanto mensagem de salvação, no essencial, é de fácil compreensão, ou parafraseando Isaías, “até mesmo os loucos não poderão errar esse caminho” (Isaías 35.8), o qual é Jesus Cristo (João 14.6).

Mas à parte da mensagem essencial, ou Evangelho, existem as exceções que se encontram no livro sacro. Essas são passagens não tão claras, que por vezes envolvem o conhecimento do contexto sócio-cultural e religioso da época para uma real compreensão. Quando não, são passagens no campo das profecias a serem ainda cumpridas num futuro próximo. Quanto a esta última, não raro poucas passagens merecem tanta atenção quanto Apocalipse 13.16-18, quando o assunto é especulação.

  • ESPECULAÇÕES ESCATOLÓGICAS

Os intérpretes que se aventuram a decifrar o número e o nome da besta geralmente procuram se basear em grandes personagens da história mundial para impingir o famigerado título bestial.

As interpretações, como não poderiam deixar de ser, são as mais variadas possíveis assim como os métodos utilizados para decifrar o enigma apocalíptico.

No afã de se conseguir tal intento às vezes, os pressupostos empregados forçam tais intérpretes (até mesmo os mais cautelosos) a sair fora do eixo bíblico, tornando suas interpretações um verdadeiro malabarismo, destituídas de qualquer análise contextual. Os princípios fundamentais da boa exegese bíblica são deixados de lado em detrimento de interpretações forçadas oriundas de uma mentalidade pré-conceituosa. A história mundial é forçada ao máximo, para não dizer adulterada, a fim de se encaixar em pressupostos doutrinários.

  • A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA

Os estudiosos em geral entendem que João estava usando a gematria, um sistema criptográfico (ato de em escrever em cifra ou em código) que consiste em atribuir valores numéricos às letras.

É sabido que o latim, o grego e o hebraico usavam letras em lugar de algarismos. Assim as letras funcionavam como números.

Troca-se as letras pelos números e consegue-se chegar ao famigerado 666.

Na época de João este era um método vulgar. Foi descoberto pela arqueologia o nome de moças em valores numéricos. Na cidade de Pompéia sobre um muro aparece uma inscrição: “Phílo hes arithmós phme”, (amo aquela cujo número é phme, onde ph=500 + m = 40 + e = 5, total = 545).”Eu amo aquela cujo nome é 545”.

Tanto, pagãos como judeus e cristãos usavam o simbolismo numérico. Os “Oráculos Sibilinos” do século II d.C., apontava o valor do nome de Cristo que daria 888. Já os gregos invocavam o deus Júpiter cujo número do nome era 717. Os gnósticos viam no número 365 algo de místico, pois transferidos para o alfabeto grego traduzia a palavra “Abrasaks”.

Por seu turno Clemente e Orígenes jogavam com o significado do número 318 que seria a abreviação do nome de Cristo – IHT.

  • A BESTA NOS ESCRITOS CRISTÃOS PRIMITIVOS

Parece que o primeiro escritor cristão a tentar decifrar a besta do apocalipse usando este método foi Ireneu em sua obra “Adv. Haer. V, 30,3″. Ele sugeriu vários nomes dentre os quais Lateinos (Latino) e Teitan (Titã). A transliteração destes nomes somados dá o valor 666.

Também o nome “Neron Caesar” (César Nero) em grego vertido para o hebraico dá 666:

N V R N R S Q

50 + 6 + 200 + 50 + 200 + 60 + 100 = 666

Em forma latina (tirando-se o “n”) o número varia para 616. Parece que esta era a interpretação mais convincente para os cristãos primitivos. Tanto é que dois pequenos manuscritos do Apocalipse, que hoje já não mais existem, trazia 616 ao invés de 666.

Com a chegada da Reforma protestante, alguns reformadores viam no papa, a figura do anticristo, a besta do Apocalipse.  A propósito a palavra Italika Ekklesia daria o número 666.

O que faziam muitos pensar que a besta sairia dessa igreja. Lutero chegou a conjecturar “São seiscentos e sessenta e seis anos; é o tempo que já dura o papado secular”.  Ainda outros nomes como Signal da Crvx, Latinvs Rex Sacerdos e Ioannes Pavlvs Secvndo também dão 666.

Microsoft 666Em seu livro “Guerra e Paz” , Leon Tolstoi especula em torno da idéia de Napoleão ser a besta com o número 666.

O teólogo Petrelli aplicou esse número a Joseph Smith.

Diocleciano, Lutero, Calvino, Hitler e outros foram igualmente vítimas dos matemáticos do Apocalipse.

O último grande nome cogitado para engrossar essa lista foi o senhor Bill Gates, dono da Microsoft, que segundo dizem também daria 666.

  • O NÚMERO DA BESTA NA VISÃO DAS SEITAS

Como já dissemos, a Bíblia de fato possui alguns pontos obscuros. As seitas aproveitam essa “dificuldade”, usando justamente essas passagens para extrair delas novas revelações, até então desconhecidas para o mundo.

As seitas alimentam esta utopia teológica baseadas na suposição de que Deus esteja através delas revelando “mistérios” para os tempos do fim. Isso é sintomático entre esses movimentos. Essa patologia teológica incurável em algumas seitas tem feito especulações absurdas em torno do número 666. Vejamos algumas:

  • 1. Adventistas do Sétimo Dia

“O Papa é a Besta”:

Para os adventistas o Papa é inquestionavelmente o anticristo. Embora não se possa achar nada de concreto nos escritos de Ellen G. White sobre este cálculo, alguns pioneiros adventistas como Uriah Smith, em seu livro “As profecias do Apocalipse”, já trazia o cálculo do número 666 aplicando-o ao papa.

Fazem isso partindo da premissa de que o papa mudou a lei de Deus, principalmente o quarto mandamento, então chegam a conclusão que ele deve ser o anticristo conforme fala Daniel 7.25.

Para confirmar tal fato era preciso forjar uma ligação de seu nome com o número 666.

Como não conseguiram o resultado usando o nome de nenhum papa, inventaram um título latino que supostamente o papa usaria em sua Tiara, o “VICARIUS FILII DEI” (Vigário do Filho de Deus). Daí a famosa sominha que passou a fazer parte da teologia adventista até hoje:

V I C A R I V S F I L I I D E I

5 + 1 + 100+1+5+ 1+50+1+1 + 500+ 1= 666

Acontece, porém, que esta soma enfrenta algumas dificuldades insuperáveis:

A primeira delas é que a soma correta não dá 666, mas 664. Veja o computo correto:

5+1+100+ IV + 1+50+1+1 + 500+ 1= 664 IV é = 4 e não O 5, COMO XL é = 40 e não 60

A segunda questão é que isto não é o “nome de um homem”, mas o título de uma suposta função que aquele líder católico exerce.

Outrossim, temos que levar em consideração que não se pode provar que tal título existia de fato na Tiara papal. E ao que tudo indica, nem mesmo este corresponde ao nome correto do título, o qual seria corretamente chamado de “Vigário de Cristo”.

Outra, o Apocalípse foi escrito em grego e não em latim, conseqüentemente o cálculo deveria ser feito por estas letras. É temeroso acreditar que os os destinatários de João conhecessem o latim já que este era um idioma usado apenas nos territórios do Ocidente Europeu.

Demais disso, pode-se até usando este mesmo cálculo, encaixar a profetisa dos adventistas nele:

E L L E N G O U L D W H I T E

50+50+ 5+50+500 5+5 + 1 = 666

Onde “w” é = v,v = 5,5 (tanto é que no nome “Walter” o “W” é lido com som de “V”)

Diante disso, atualmente, muitos teólogos adventistas já não mais associam o número da besta com o título papal.

  • 2. Testemunhas de Jeová

“A Besta é sistema político do mundo”:

Depois de mudarem diversas vezes suas doutrinas a respeito do Apocalipse, as Testemunhas de Jeová chegaram a conclusão no livro “Revelação – seu grande clímax está próximo”  que a besta seria apenas o mundo em sua forma organizada politicamente, sendo a ONU a imagem da besta.

Dizem: “Assim, como seis é inferior a sete, assim 666 – seis em três estágios – é um nome apropriado para o gigantesco sistema político do mundo.”

É claro que esta interpretação é descabida e vai contra o próprio texto que diz que é o “nome de homem” e não de um sistema político. É uma interpretação sem pé nem cabeça!

O que muitos não sabem é que hoje a ONU já não é mais vista como a imagem da besta. Essa mudança ocorreu porque a “Sociedade Torre de Vigia”, tentou se filiar a ONU. É a velha tática da seita de mudar constantemente sua doutrina!

  • 3. “Movimento do Nome Sagrado”

“O nome Jesus é a Besta”

A principal preocupação deste movimento é com o homônimo escrito e oral do nome sagrado: Yahweh para Deus e, Yahshua para Jesus. Desta ênfase deriva o nome deste Movimento, cujos representantes principais aqui no Brasil são conhecidos como “Testemunhas de Yehoshua”.

Como a seita detesta o nome Jesus, resolveram encontrar o equivalente numérico para o nome fatídico da besta em cima do nome do Filho de Deus. Demonstram isso da seguinte maneira:

I E S U S C R I S T V S F I L I I D E I (Jesus Cristo Filho de Deus)

1 + 5 + 100 + 1 + 5 + 1 + 50 + 2 + 500 + 1 = 666

Em primeiro lugar, gostaríamos de lembrar que IESVS CRISTVS FILII DEI é IESVS CRISTVS + FILII DEI. Em segundo lugar, IESVS CRISTVS sozinho equivale a 112. Em terceiro lugar, FILII (genitivo masculino singular) deveria ser FILIVS (nominativo masculino singular). Assim sendo, teríamos:

F I L I V S D E I

1 + 50 + 1 + 5 + 500 + 1 = 558

I E S U S C R I S T V S = 112 + F I L I V S D E I = 558 = 670

670 é diferente de 666

Percebemos, portanto, a necessidade da presença de títulos ou apostos – sem contar com a presença de FILII, ao invés da forma correta FILIVS – para se chegar ao número 666.

Outrossim, o restante da expressão “Filho de Deus” não faz parte do nome, mas é um título.

Outros, no entanto, levados por uma obstinação mórbida, preferem usar apenas o nome “Jesus” e transliterá-lo em caracteres hebraicos, fazendo valer 666.

Esse foi o artifício exposto por outra variante deste movimento conhecidos como “Comunidade Judaica Messianitas“:

J não há essa letra em hebraico = –

E não há valor numérico em hebraico = –

S vale 60 – 0 = 6

U vale 6 = 6

S vale 60 – 0 = 6

Não é necessário ser teólogo para perceber que os erros e as interpretações forçadas neste cálculo estão às escâncaras. Primeiro, porque a soma destes números daria 126 e não 666. Segundo, porque ele faz arbitrariamente 60 valer 6 e depois usa uma palavra portuguesa transformando-a em numerais hebraicos. Isso é simplesmente ridículo!

  • QUEM É A BESTA AFINAL?

Há comentaristas que acreditam que a figura de Nero preenche perfeitamente o cumprimento da profecia.

Contudo, o Apocalipse é uma revelação para o futuro. O alcance dos eventos descritos ali terão um cumprimento bem mais amplo do que qualquer um já visto na história. Neste caso, acredito que Nero, pode ser visto apenas como mais um tipo do anticristo e não o próprio anticristo.

Por outro lado há os que enxergam neste número apenas um simbolismo da imperfeição humana. O número da besta não é só número de homem, ou seja, do homem terreno em contraste com o divino, mas também significa a imperfeição e rebelião contra Deus. Satanás sempre quis imitar a Deus.

Como o número de Deus é sete, o número da perfeição, o inimigo de Deus também terá seu número. Enquanto Deus marca nas testas de seus servos o seu nome, a Besta deixará sua marca naqueles que a servirão. Significando que o anticristo procurará chegar a perfeição, mas sempre ficará aquém dela.

Mas o que essa sabedoria e esse conhecimento permitem que os crentes façam? A passagem diz que podemos “calcular”. Calcular o quê? Podemos calcular o número da besta.

O principal propósito de alertar os crentes sobre a marca é permitir que eles saibam que, quando em forma de número, o “nome” da besta será 666. Assim, os crentes que estiverem passando pela Tribulação, quando lhes for sugerido que recebam o número 666 na fronte ou na mão direita, deverão rejeitá-lo, mesmo que isso signifique a morte. Outra conclusão que podemos tirar é que qualquer marca ou dispositivo oferecido antes dessa época não é a marca da besta que deve ser evitada. Todos saberão e aderirão conscientemente a ela, enquanto outros a rejeitarão e sofrerão as conseqüências por isso.

O que o nome e o número da besta significam será conhecido dos santos que estiverem na terra na época em que a besta estiver aqui em pessoa.

De uma coisa temos certeza: mingúem na terra atualmente tem sabedoria suficiente para compreender o número da besta.

  • CONCLUSÃO

ConclusãoAdmito que no momento é impossível averiguar a identidade deste diabólico personagem, pelos motivos já expostos.

Quanto às interpretações acima mencionadas é praticamente inútil, tentar abordar, ainda que por alto, todos os aspectos ou analisar-lhes as contradições.

Todos os cálculos que se fez até agora mostraram-se falhos. Isto porque, com um pouco de criatividade, é fácil impingir o número da besta em qualquer um. Se não funciona com letras hebraicas, troca-se por latinas ou gregas. Acrescenta-se e tira-se títulos. Existem vários modos de se obter o número. Principalmente quando usamos líderes mundiais que mormente possuem vários títulos.  Mas até mesmo usado num “João da Silva” este número pode se encaixar.

Os vários recursos disponíveis tornam as chances bastante altas. É o malabarismo do estica-encolhe exegético afim de forçar o número 666 se encaixar no personagem de sua escolha. O vale tudo em nome do fanatismo!

Isto posto, repudiamos tal irresponsável teologia escatológica especulativa que serve mais para confundir, do que para elucidar a questão.

Fonte: Prof. Paulo Cristiano

13 Respostas para “666 – O Número da Besta”

  1. […] A perseguição aos cristãos, intensificada numa época em que o mundo está devastado pelo holocausto nuclear, só encontra esperança quando David Michael escapa do domínioda UNITE com um segredo, contribuindo para o declínio do Império do Anticristo. […]

    Curtir

  2. Ezequiel said

    muito boa sua matéria, eu não acredito em nenhum dessas suposições que o imaginário dos fanático sonham.

    Curtir

  3. eu gostaria de receber um e-mail com estudo sobre as duas besta e o significado dos seu simbolos, e tambem o significado de apocalipse 17
    o meu e-mail é j.c_borgges@hotmail.com
    obrigado

    Curtir

  4. José Alves said

    DALAI LAMA O ANTICRISTO E A BESTA DO APOCALIPSE. Sabemos a o.n.u tem está com um projeto de dividir o globo em dez partes o qual será dois governantes por continentes.O proxímo secretário geral da o.n.u será um presidente mundial com a função de promover a paz global. O anticristo usará a o.n.u para dominar o mundo.Dalai Lama é titulo,ele foi renomeado com o nome JETSUN e ao unir o nome ao titulo temos o valor 666.Conforne a gematria do alfabeto Inglês e do Hebraico.Tudo nos mostra que Jesus está voltando para arrebatar sua noiva.Maranata!

    Curtir

  5. Jonas said

    Parebéns pela imparcialidade.

    Curtir

  6. raimundo nonato da silva said

    gostei dos explicativos bem convicentes e acimilativos cotribuiu muito para tirar algums duvidas que eu tinha .

    Curtir

  7. mary said

    O ignorante de algarismos romanos que afirmou que a insignia que o papa usa em sua mitra, não soma 664, como foi escrito, mas realmente é 666, querendo ou não cada letra da frase é utilizada seu correspondenet em algarismo romano, ao contrário do que foi feito, juntando 2 letras para formar o 4.
    Já numa péssima e maldosa tentativa de incriminar alquém atribuir 666, quen é um número de HOMEM, a Sra White é motivo para rir, pois o nome completo dela nem é esse, por isso essa tesa é absurda, além do que W nào existe em algarismo romano, portanto não pode ser recortado para formar 2 letras V.

    A Sra White em nenhum dos seus livros afirma que o papa é a besta!

    Curtir

  8. Jose Alves said

    DALAI LAMA O ANTICRISTO
    Sabemos que o anticristo será um líder político e o falso profeta um líder religioso. Segundo o livro de Daniel cap.9.26 o anticristo sairá do império romano e será um príncipe. Dalai Lama tem estas características ele é descendente de Átila rei dos hunos. Átila dominou parte de Roma no ano 450 d.C. Mas ele só manifestará no tempo oportuno. Neste momento ele é o único que tem o perfil do anticristo. Pois o verdadeiro nome dele é Jetsun e ao unir o nome ao titulo temos o valor 666 conforme a gematria do alfabeto Inglês e Hebraico. O processo para calcular é o seguinte, soma se o nome e atribui o valor 1 ao titulo.
    J E T S U N 10 5 200 100 300 50
    DALAI LAMA 1.
    ONU RELIGIOSA, A 2ª BESTA DO APOCALIPSE.
    A manifestação do anticristo está iminente, mas ele subirá ao poder com a ajuda da 2ª besta que também está emergindo da terra (Israel). Os Rabinos
    Yona Metzger e Shlomo Moshe Amar de Israel acreditam que a comunidade internacional deveria criar uma instituição ecumênica, nos moldes da ONU ou dentro da ONU, para acabar com as tensões entre as religiões e com isso por um fim a todos os que dizem matar em nome de Deus. Os dois chifres da besta são os que estão promovendo a criação da “ONU” 2ªbesta. O falso profeta e um dos dois, ou pode ser outro que está ainda por vir. O arrebatamento está próximo. Maranata!

    Curtir

  9. MARCIO said

    Deuteronômio 6:4-8

    Deuteronômio 6:4-8 é um dos textos mais importantes da bíblia e tem relação direta com a marca da Besta de apocalipse 13:15-16, no contexto da marca da besta e das verdades espirituais por detrás dela.
    Conhecer essas verdades é imperativo e faz parte do privilégio daqueles
    que estudam a Palavra de Deus com seriedade para aprender dela o que
    seja a verdade (João 17:17)
    Que essa mensagem possa esclarecer e abençoar a todos que se aproximarem dela para aprender do Senhor.

    Curtir

  10. Porra Não Entendi Nada Nesse Caralhoo !!

    Curtir

  11. […] hostil. Patty então, capturada após uma perseguição implacável, tem que escolher: receber a marca da besta ou enfrentar a […]

    Curtir

  12. “Isaías 46:10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam,”
    “Mateus e Lucas 4:4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”
    Atenção leitores! Nunca devemos analisar versículos separados, temos que examinar as escrituras, começo, meio e fim. Portanto, não sejamos nicolaítas!
    Para discernirmos melhor, começarei pelo fim. Apocalipse 13:18 “Aqui está a sabedoria ” Onde esta a sabedoria na Bíblia? Resp.: Salomão. É para calcular, “pois é número de homem” Qual é o número deste homem? Resp.: Salomão, confirmação: 1Reis10:14 e 2Crônicas9:13 “E o peso do ouro que se trazia a Salomão cada ano era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro;”
    Qual o número da besta? 1Reis10:10 e 2Crônicas9:9 “E deu ao rei cento e vinte talentos de ouro”
    Quem deu ao rei 120 talentos de ouro? 1Reis10:1e 2Crônicas9:1 “E ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão, acerca do nome do SENHOR, veio prová-lo com questões difíceis.”
    Resp.: Rainha de sabá, origem, Etiópia, África.
    Muita atenção agora!! Matheus12:42 e Lucas11:31 A rainha do sul se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é maior do que Salomão.
    Quem é a besta? Resp.: Ela é um descendente da rainha de sabá.
    Apocalipse17:11 A besta é um rei.
    Apocalipse13:2 “E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão;” Temos que analisar por metáfora e geografia. “leopardo” origem África, “pés de urso” nascido e estabelecido na América do Norte onde existem muitas espécies de urso, “Boca de leão” Poder.

    Curtir

  13. Claudio Elias Do Nascimento said

    primeiro vai vim um documento único de papel todos só vai ter CPF depois vai vim o 666 o ted só foi um experimento do futuro atual pix dinheiro de papel moeda vai ser tudo virtual tudo pago digital online 😂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: