Pensando em Deus

Reconhecendo, se protegendo e desmascarando as seitas.

Perguntas e respostas sobre o Sábado

Posted by SaraKelly em 22/09/2009

Esta postagem é baseada em um e-mail que recebi do meu amigo de orkut: JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)

Pergunta:

O senhor escreve na NET que dá apostila ensinando que o domingo é o dia do Senhor. Em que o senhor se baseia para dar tal informação? Se a Bíblia afirma que o dia de repouso é Sábado.

Êxodo 20.10 Está Escrito: Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus;… Os Dez Mandamentos é a única parte da bíblia escrita pelo próprio dedo de Deus.

Êxodo 31.18 Está Escrito: E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escrita pelo dedo de Deus.

O senhor não tem autoridade para anular uma ordem Divina.

ENSINAMENTOS DE CRISTO NO SERMÃO DO MONTE.

João 17.17 Está Escrito: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. É a palavra de Deus a própria fidelidade; Quando Cristo afirmou em João 8.32 Está Escrito: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Tomo agora por desafio; quando afirmar alguma coisa que seja ela embassada nas Escrituras Sagradas. Quem estiver falando à verdade baseada na Escritura Sagrada Deus possa engrandecê-lo, aos mentirosos estes ficaram fora do Reino Eterno. Que Deus seja o nosso arbitro.

Resposta:

Em primeiro lugar devemos saber o que é Sétimo dia e o que é Shabat.

A AMIGA CERTAMENTE ESTÁ MISTURANDO O SÉTIMO DIA  DO EDEN QUE FOI INTERROMPIDO PELO PECADO, COM O SHABAT JUDAICO.


  • DEUS DESCANSOU

Gêneses.2:2…”E, havendo Deus acabado no Dia Sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no  Sétimo Dia de toda a sua obra, que tinha feito.

Note que Deus descansou no Sétimo Dia, Ele não ordenou Adão a fazer isso, leia bem o versículo, com muita atenção.

Deus descansou no Sétimo dia, não no sentido de terminar toda a atividade, mas no de terminar a atividade criadora.   Pois mais nada precisava ser criado.

Mas aconteceu um terrível acidente no Éden.

Qual acidente?? O pecado entrou no mundo e agora ficou assim:

(Jo.5:17)..” E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.

Ou seja, Deus após a queda do homem trabalha 24 hs por dia.

Porém, observando o Dia de Repouso, os homens lembram-se de que Deus é o Criador, e reservam tempo para prestar-lhe culto.

Como Jesus ressuscitou no Primeiro Dia, e a ressurreição de Cristo é maior do que a criação, pois tudo será restaurado a partir da ressurreição.

Pois, sem a ressurreição de Cristo a situação ficaria caótica a ponto de ser tudo destruído.

Como em nosso país o Primeiro Dia da semana é pago por lei, usamos este dia para descansar e servir ao Senhor com mais tempo.

Mas não guardamos o Primeiro dia como os Judeus guardavam o Shabat judaico.

Pois o Shabat era apenas uma figura de Jesus, hoje descansamos em Jesus!

Mas resta ainda o Derradeiro  Repouso, isso se dará ainda aos salvos no estado eterno, quando não existirá mais o pecado como fora no Eden.

A AMIGA DESCONHECE O SHABAT JUDAICO, ENTÃO LHE MOSTRAREI COM TODAS AS LETRAS NA BIBLIA.

DAQUI   EM  DIANTE A AMIGO SABERÁ PORQUE O SHABAT É JUDAICO.

ESTAIS COM A BIBLIA NA MÃO (LUZ MAIOR)???? ENTÃO AQUI VAMOS NÓS!!!

  • EXPLICAÇÃO DETALHADA:

O Antigo Concerto foi dado a Israel na saída do Egito, junto ao Monte Sinai.

O povo israelita, por sua vez, aceitou as condições do Antigo Concerto que dessa forma foi firmado entre Deus e Israel.

– Deus propôs (Ex.19:3-6), Israel aceitou (Ex.24:3-8); não foi dirigido a todos os homens (Sl.147:19,20).

– Como o povo não foi fiel às exigências do Antigo concerto, Deus prometeu estabelecer um Novo Concerto (Jr.3:16 ; Jr.31:31-34 ; Zc.11:10 ; Mt.27:3-10 ; Jr.3;16).

Este Novo concerto foi instaurado por Jesus, como declara o escritor de Hebreus (cf.Hb.8:6-13 ; Hb.10:7-9).

Em (2Cor.3;3,14), Paulo confirma a abolição do Antigo Concerto.

EXPLICAÇÃO SUPER DETALHADA DETALHADA PARA FICAR CLARÍSSIMO, SÓ USANDO A LUZ MAIOR.

O SHABAT como dia fixo de Descanso foi parte do pacto entre Deus e Israel somente!

Pergunta, onde está escrito isso????

  • 1. Primeira Prova: (Êxodo 31:13) – Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
  • 2- Segunda Prova: (Êxodo 31:17) – Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se.
  • 3- Terceira Prova: A  LEI FOI DADA A ISRAEL: .(Ezequiel 20:12) – E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
  • 4- Quarta Prova: (Ezequiel 20:20) – E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.
  • 5- Quinta Prova: E Para terminar este item, NEEMIAS afirma que a Lei foi dada aos Israelitas: (Neemias 8:1) – E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o LIVRO DA LEI DE MOISÉS, QUE O SENHOR TINHA ORDENADO A ISRAEL.

(EXODO. 16:22-30)….Esta passagem mostra que a Israel foi ordenado guardar o Shabat, não colhendo o Maná.

Tal ordenação foi dada antes do povo chegar ao Sinai, aonde veio a ser escrito o Decálogo.

MAS A AMIGA PODE  INSISTIR EM DIZER QUE: o Shabat foi dado antes do Sinai, a obrigação de guardá-lo existe desde o principio do mundo.

Ora, antes do Sinai não significa necessariamente “Desde o principio do mundo”.

  • Exame Bíblico (LUZ MAIOR):

a) Deus, que tirou Israel do Egito, começou a educá-lo, dando-lhe sua Lei. (Êx.16:4).

b) O V.5 revela como Deus dá instrução a Moisés para ordenar ao povo que colha o dobro do Maná no 6º dia, para não Ter de fazê-lo no 7º dia.

c) Em (Êx.15:25), quando o povo se achava em Mara, no deserto, se diz que Deus “Ali lhes deu estatutos e uma ordenação “, não foi no Principio do mundo.

d) Em (Ex.20:10-12) Deus diz que tirou Israel do EGITO E LHE DEU (NÃO RESTAUROU)  o Shabat como sinal (entre Deus e Israel).

Quando?? Quando os tirou do Egito (V.10).

Onde?? No Deserto (V.11).

Além da menção da Data e o Local de entrega da Lei, neste texto temos a indicação do povo a quem foi dada a lei.

e) Esta passagem resolve tudo se a amiga puder entender: (Deuteronômio). 5:15) DIZ QUE Deus ordenou a guarda do Shabat em memória da libertação do povo do Egito, e não do Éden.

(Deuteronômio 5:15) – Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o SENHOR teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o SENHOR teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado.

Isso mostra que a guarda do Sábado é EXCLUSIVAMENTE judaica.

  • 6- Sexta Prova: a Lei do VT não foi dirigida a todos os povos:

(Salmos 147:19-20) – Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. (V.20) – Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao SENHOR.

  • CONCLUSÃO SOBRE ESTE ASSUNTO:

1- O Shabat foi dado a Israel junto com o Maná, após a saída do Egito.

2- 45  Dias depois Deus inseriu o Shabat no Decálogo. (Por isso Deus disse: – Lembra-te)

3- Foi um Shabat para os Judeus. (Daí dizermos Shabat judaico).

4- Deus ordenou esta lei aos judeus, e aos prosélitos da época.

5- Deus não fez isso com nenhuma outra nação.

6- Foi lhe dado o local e a data de quando o shabat foi dado aos israelitas, por  favor estude isso.

**** Se a amiga não aceitar os ditames bíblicos por causa da visão de Ellen, então deverá me responder o seguinte:

  • Onde está escrito que estes homens guardavam o Sétimo dia ou o Shabat Judaico?

1-     Adão e Eva.

2-     Sete.

3-     Enoque.

4-     Noé.

5-     Abraão.

6-     Isaque.

7-     Jacó.

8-     José.

9-     Moises, este até receber a lei, depois disso eu sei que Moises guardava o Shabat.

FIM DO PRIMEIRO BLOCO DE RESPOSTAS!

Fonte: JOSÉ CARLOS (SOLRAC†)
jcmsolrac@uol.com.br

14 Respostas to “Perguntas e respostas sobre o Sábado”

  1. dublinir said

    Caro amigo que escreveu o artigo acima, acho que realmente desconheces a Bíblia, você está querendo dizer que o Shabat foi um dia criado para os judeus?

    O Shabath é o sétimo dia do Senhor que está no quarto mandamento sim, você é que está justificando um erro, com interpretação e doutrina própria;

    1. Deus escreveu com o seu dedo os mandamentos e nele está o Shabath, sétimo dia de descanso, dia este mudado pela Igreja católica na época de Constantino, no Concílio de Calcedônia no dia 7 de março do ano 321 d. C.

    2. A primeira referência a guarda dos mandamentos é no próprio Éden, (Gen 2;3) pois Deus fez o sábado por causa do homem (Leia Marcos 2:27), não porque ele precisava descansar, pois estava cansado!!!!?????? O verso 3 é claro quando o próprio Deus diz ter ABENÇOADO E SANTIFICADO O SÉTIMO DIA, O SÁBADO! E NA LEI DE DEUS, NOS 10 MANDAMENTOS, O PRÓPRIO DEUS REPETE: … Por que em 6 dias fez o Senhor os céus e a terra e o mar e tudo o que neles há, por isso o Senhor Teu Deus Abençoou e santificou o dia de sábado!!!!!!! Leia Exo 20

    3. Que acidente é esse? Você interpretrou o pecado como sendo um acidente? Só faltou dizer que foi Deus que o colocou né?!!! Quanto a palavra trabalho citada por Jesus em João 5:17-18, A palavra grega para “trabalho” no verso 18 é “ergazestai” e, no evangelho de João não é usada para o trabalho cotidiano e sim para o serviço em favor do próximo.

    Portanto, o tipo de “trabalho” que Jesus realizava no Sábado era evangelístico. Em nenhum lugar da Bíblia enxergamos o Salvador trabalhando na carpintaria no dia de Sábado. Pelo contrário: o vemos na Igreja (sinagoga, na época): “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

    4. O Sábado não foi feito por causa de Israel apenas como você demonstrou em várias passagens, pois ao contrário do que disse, Adão e Eva guardaram o sábado (Gen 2;2-3), pois assim Deus abençoou e santificou este dia, para que eles o fizessem assim, o sábado não era pra Deus, não é? Como já foi dito, era para o homem (Marcos 2:27)), Abraão guardou os mandamentos de Deus (Leia Genesis 26:4-5), Jesus guardou os mandamentos (Lucas 4:16), os apóstolos guardaram os mandamentos ((Atos 16:17; Atos 17:2; Atos 18:4) e a nós também é ordenado guardar os mandamentos (Heb 4:4-9 e 11), em Isaías 56:1-8, diz que os mandamentos NÃO DEVEM SER GUARDADOS SÓ PELO POVO DE ISRAEL, devem ser guardados pelos estrangeiros, eunucos e filhos de Deus e o Sábado continuará a ser guardado no céu Leia isaías 66:22-23;

    5. E é no Novo testamento em mateus 5:17-19, que o próprio Jesus disse que NÃO VEIO ABOLIR A LEI, mas trazer o seu verdadeiro significado e no verso 18 diz que a sua lei é eterna!!!! Ele ainda aconselha no verso 19 que devemos ensinar as pessoas a guardar a lei de Deus, pois aquele que assim o fizer, será chamado grande no reino dos céus!

    6. Em Apocalipse 22:14 João diz : “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.”

    7. E esse é um dever nosso como cristãos, se amamos a Deus devemos procurar fazer a Sua vontade (João 14:15 e I João 5:2-3; João 14:21), e a vontade dele é para que guardemos os 10 não apenas 9 que são politicamente corretos, por isso Ele pede que não nos esqueçamos (Lembra-te do dia de sábado…)

    8. Leia Hebreus 8:10 e perceba que, mesmo não sendo o meio de salvação, a Lei (toda ela) faz parte do Novo Concerto e da vida do cristão convertido.

    “Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias (no futuro), diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”

    Os filhos da fé não guardam a Lei PARA se salvarem, mas, porque FORAM salvos. Paulo afirma que a obediência (pelo poder de Deus) e a fé estão de mãos dadas: “e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações” Romanos 16:26.

    9. Mas que o próprio Satanás cuidaria em MUDAR OS TEMPOS E A LEI DE DEUS, leia em Daniel 7:25;

    10. E o sábado é o sinal também da verdadeira Igreja de Deus aqui na terra, nos últimos dias desse mundo, o inimigo está irado com um grupo de pessoas, quais?
    “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo” Apoc 12:17

    11. Sua sexta prova está decontextualizada, não fala NA LEI DO SENHOR, LEIA VOCÊ MESMO Salmos 147:19-20, foi você que interpretou assim;

    12. Caros irmãos e amigos, não obedeçam doutrinas de homens a Bíblia diz em Marcos 7:7 e em mateus 15:9 que: “Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.”, e neles NÃO ESTÁ A VERDADE POIS EM I João 2:3-4 diz: “Nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, É MENTIROSO, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE.”

    Curtir

  2. […] por Sara Kelly Pretendemos dissertar a respeito do sábado judaico. Por que sábado […]

    Curtir

  3. […] amigo que escreveu o artigo acima, acho que realmente desconheces a Bíblia, você está querendo dizer que o Shabat foi um dia […]

    Curtir

  4. […] Adventistas: Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista adventista, fev/84, p.37). Testemunhas de Jeová: Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela, 01/06/1968). […]

    Curtir

  5. DEL said

    O senhor está dizendo que o que D-us disse Ele na verdade não disse? Aláis só uma pergunta Yeshua vei criar um outra religião? Ou a promassa do Ha mashiac não era para toda a Humanidade como nos Mostra Isaias. O sabado é santo e perpétuo, se não for assim então D-us teria duas palavras. Outro coisa em que erra que separar os judeus dos Cristões, Pois todos estes são pesseas que creem no messias prometido para Israel, e são enxertados na Oliveira (Israel) portanto não deixamos de ser judeus

    Curtir

  6. mario said

    Del, concordo cntigo, somos o Israel espiritual de Deus, a Bíblia toda nos dá essa esperança!

    Curtir

  7. Luiz Andrade said

    Cara amigo a Bíblia e universal sua linguagem a abrange o universo,vc sita varios nomes Bíblicos que possível não guardaram o dia do Senhor, quero lhe dizer que um deles teve uma missão de Deus de sair de sua terra para ser uma grande nação da qual Eu faço parte que e Israel espiritual, o janbuzeiro emchertado na videira ,se o querido amigo não faz parte desta nação gostaria de convidar a fazer,e as leis criada por Deus e para esta nação e o amigo esta descartando?,esta teologia da substituição e perigosa.

    Curtir

  8. mario said

    Tenho q contradizer-te Luiz Andrade, a Bíblia temm uma amplitude mundial, todos da Bíblia guardaram O Dia do Senhor sim, sem excessão! Leia e confirme na Bíblia!

    Curtir

  9. graça Ferraz said

    O caro amigo acima diz que Deus ordenou o sabado aos judeus? Como é isso? Se depois de haver Deus criado o mundo viu que tudo era muito bom e Descansou Deus e Abençoou Deus o Dia de Sábado, ou seja primeiro Ele descansou dando o exemplo e depois Ele escreveu as Leis dos Dez Mandamentos com seu proprío Dedo. Veja!Como a guarda do Sábado é importante. Deus não usou a ninguem para redigir a lei. Inclusive no livro de Isaias: 66: 23 está escrito que de um Sábado a outro Sábado virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor, portanto o mandamento é eterno.

    Curtir

  10. gaithermary said

    irmão Graça, tenho que ratificar o que você disse, realmente, o sábado não foi dado aos judeus como a maioria das pessoas falam, o sábado foi santificado, separado ainda no Éden, Deus deu o sábado ao homem para que o homem pudesse adorar o Seu criador, e mais, o próprio Deus na época de Moisés escreveu os 10 mandamentos em tábuas de pedra por 2 vezes, lembram q da primeira vez q Deus o deu a Moisés, Moisés ao ver a desobediência do povo, quebrou as tábuas, e depois disso Deus chamou Moisés e o escreveu novamente com Seu dedo e o deu novamente a Moisés, veja a importância dos mandamentos! POis que o Próprio Deus fez questão de escrever 2 vezes???? E como dizer que ele agora perdeu o seu valor?

    Curtir

  11. Kesia said

    Caramba, nunca li tanta informação distorcida! Eclesiastes 12:13 e Marcos 2:27 já destroem essa teoria que o sábado e outros mandamentos são apenas para Israel, mas para mim, o que de fato coloca uma “pedra” em cima da falsa teoria que isso é somente para Israel é Isaías 56:6 → “E aos ESTRANGEIROS, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, TODOS OS QUE GUARDAREM O S-Á-B-A-D-O, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto”

    A Bíblia é clara quando afirma que é para o HOMEM. Lembre-se disto: a primeira vez que o nome “Israel” é usado na Bíblia, é um nome espiritual dado a um homem cujo nome era Jacó (Gênesis 32:28). Este nome está intrinsecamente ligado à vitória espiritual de Jacó. os verdadeiros crentes em Deus formam agora o verdadeiro Israel, o mesmo era verdade nos tempos da nação de Israel. É por essa razão que, quando Jesus encontrou Natanael, lhe disse “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (João 1:47). Se para Jesus há verdadeiros israelitas (judeus), então é porque também haverá certamente falsos israelitas! Isso ficou claramente demonstrado num diálogo que Jesus teve com alguns judeus.
    Concluindo: ser-se “israelita”, na plena acepção bíblica do termo, tem, por conseguinte, e como já vimos, um significado espiritual – ser “príncipe de Deus” – e não meramente um significado étnico e/ou racial. Quando Paulo se referiu aos descendentes étnicos de Abraão, disse que “são israelitas” “segundo a carne” (Romanos 9: 4, 3). Quando o mesmo Paulo se referiu aos descendentes espirituais de Abraão, falou no “Israel de Deus” (Gálatas 6:16). Todas as promessas de Deus se cumprem no “Israel de Deus”, mas não no Israel “segundo a carne”.

    Quando, no final dos tempos, o apelo “Retirai-vos dela [Babilônia], povo Meu” (Apocalipse 18:4) se fizer mais forte do que nunca, os verdadeiros israelitas que ainda estão na Babilônia espiritual ouvirão a voz do seu Salvador e Senhor e juntar-se-ão aos outros israelitas genuínos, ao passo que os falsos israelitas que estão no seio do povo de Deus sairão para Babilônia (11). Haverá uma “migração” nos dois sentidos!

    Meu caro escritor do artigo, o Sábado é só para os Judeus, no sentido correto da palavra – para os israelitas espirituais, aqueles que ouvem a voz do Bom Pastor, Jesus Cristo, e que, por isso mesmo, obedecem a todos os Seus mandamentos, incluindo aquele que o próprio Senhor identificou como sendo um “sinal” entre Ele e o Seu povo.

    Curtir

  12. Carlos said

    Resta uma pergunta: Quem não guardar o sábado não será salvo?

    Curtir

    • Sara Kelly said

      A lei do sábado e diversas outras cerimônias, foram dadas ao povo Judeu, literalmente!
      Já aos “convertidos” consta o seguinte:
      Atos 15:19 – 20 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
      Atos 15:24 – 29 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
      Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
      Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
      Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
      Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

      Curtir

  13. Joshua said

    Percebe-se grande ignorância sobre esse assunto.
    Recomendo aos que estão estudando agora sobre, nem perca o tempo de vocês aqui. Recomendo que busque na bíblia a resposta.
    Evitem ler publicações de pessoas leigas que tentam a persuadir/induzir os seus leitores.

    Para quem tem entendimento sobre a Bíblia, foi perceptível a incoerência e inconsistência dos argumentos citados acima, sendo apontado aquilo que ele/,ela quer q seja visto.

    Tenso

    Curtir

Deixe um comentário