Há igrejas precisando de uma nova Reforma… (Cinco Solas)
Posted by Sara Kelly em 17/10/2009
Os cinco solas são princípios fundamentais da Reforma protestante:
.
Sola fide (somente a fé);
Sola scriptura (somente a Escritura);
Solus Christus (somente Cristo);
Sola gratia (somente a graça);
Soli Deo gloria (glória somente a Deus).
.
Por que 5 Solas?
Na Reforma Protestante, foram enfatizadas cinco verdades caracterizadas pela palavra “somente” para distinguir dos ensinos equivocados do catolicismo romano: Somente a Bíblia, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e glória somente a Deus!
Estas verdades distinguem históricamente os evangélicos dos católicos romanos, que creem na Tradição (em acréscimo à Bíblia), nas obras (em acréscimo à fé e à graça), nos santos mortos (em acréscimo a Cristo) o que resulta na glória do homem (em acrécimo à glória a Deus).
Observando o que tem se passado atualmente em algumas igrejas evangélicas, percebemos que urge a necessidade de uma nova Reforma Protestante.
Ao invés de Sola Scriptura (somente as Escrituras), vigoram hoje em dia, além das Escrituras, a opinião do pastor “Tal”, a linha de raciocínio de fulano, as teorias do teólogo beltrano, as “revelações” do *apóstolo (o cidadão é pastor, passado um tempo acha que é pouco, abre uma igreja e se intitula bispo. Passado mais um tempo, acha pouco e se intitula apóstolo. Não demora e vai aparecer por aí gente se intitulando “Vice-Deus”.) sicrano, as “profecias” da profeta “Tal”, o novo evangélho revelado, e assim por diante.
Ao invés de Solus Christus (somente Cristo), reduzem o Salvador a mero coadjuvante na história, onde a ênfase é dada às denominações e em suas campanhas. Quem é que nunca ouviu depoimentos do tipo “depois que eu fui para a igreja ‘a’, a minha vida mudou”, “depois que conheci a igreja ‘b’, descobri a verdade”, “só quem faz parte da igreja ‘c’ será salvo”, etc.?
Ao invés de Sola Gratia (somente a Graça), se esquecem de que “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8,9), e a esta consideram necessário acrescentar os usos e costumes impostos por homens, a observância dos dogmas da denominação, as obras (Ressaltando, praticamos boas obras porque somos salvos, e não para sermos salvos. Ou seja, as obras são consequência, e não causa da nossa salvação.), etc.
Ao invés do Sola Fide (somente pela fé), temos visto as seguintes equações: a fé + a rosa ungida, a fé + o lenço ungido, a fé + o azeite de Israel, a fé + a Fogueira Santa, a fé + o Pente Consagrado (???), a fé + o sabonete com extrato de arruda, etc.
Ao invés de Soli Deo Gloria (somente glória a Deus), vemos cada vez mais homens e mulheres querendo ser a estrela do Culto, com pregações e louvores onde paira um certo clima de “importa que Ele diminua, e eu cresça”, “Glória seja dada ao meu maravilhoso nome”, “louvado seja eu e minha denominação”.
Ante esse lamentável quadro, se faz necessário, com esmero, atentarmos a cada dia para os princípios expostos na Palavra de Deus, buscando diligentemente não só pregar, mas, principalmente, viver o cristianismo bíblico.
Fonte: 5 Solas
Jorge said
Por isso, cara irmã, todos crentes, sem nenhuma excessão, haverão de descer ao inferno gritando palavrões e blasfêmias terríveis!
CurtirCurtir
Cristão Reformado said
Não meu caro ao inferno seria impossível “Todos” é generalizar. e devemos lembrar que um verdadeiro crente está em Deus e não no diabo. por isso é impossível um verdadeiro crente descer ao inferno!
CurtirCurtir