O diabo realmente existe?
Posted by Sara Kelly em 15/03/2013
Muitos acreditam que o diabo não existe. Mas ele é real, embora não seja visível. Outros acham que ele existe, mas o imaginam como um ser feio, vermelho e chifrudo.
No entanto, nas Sagradas Escrituras, ele é descrito como serpente e dragão. Isso indica que é sorrateiro, venenoso, ágil, forte, e possui grande poder de destruição (Apocalipse 20.2), sendo capaz, inclusive, de transfigurar-se em anjo de luz (2 Coríntios 11.14).
Em hebraico, o vocábulo Satanás significa adversário. Já o termo grego diabo vem do verbo “diabolos”, que significa o que tira de um lado e de outro, que desune, separa, semeia a discórdia. Esse ser espiritual é assim conhecido porque, em virtude de suas disposições hostis, promove todo tipo de impiedade, opondo-se a Deus e aos homens. É um astuto estrategista que veio matar, roubar e destruir (João 10.10a).
A maior parte dos teólogos concorda que, antes de tornar-se Satanás, o adversário era Lúcifer (portador de luz), um anjo perfeito e bom; o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura (Ezequiel 28.12); o querubim ungido para proteger, estabelecido no monte santo de Deus, no meio das pedras afogueadas. Ele era perfeito nos (seus) caminhos, desde o dia em que (foi) criado, até que se achou iniquidade nele (v. 14,15).
Ao rebelar-se contra Deus, Lúcifer foi expulso do céu. Na queda, arrastou consigo um terço dos anjos. Tudo isso aconteceu antes que o homem existisse.
Sendo assim, Satanás não é apenas um princípio ou uma força do mal ou do caos que atua no universo com a permissão/delimitação de Deus, visando aos Seus eternos propósitos, como pensam alguns; Satanás é um ser espiritual (1 Pedro 5.8; Apocalipse 13.1-3), que não dorme, não se alimenta nem se cansa. Ele odeia tudo quanto Deus criou e trabalha 24 horas para destruir e levar a cabo seus malignos intentos.
A Bíblia usa vários adjetivos e cognomes para descrever Satanás: inimigo, adversário, diabo, tentador, acusador, destruidor, assolador, maligno, pai da mentira, serpente, dragão. Todos estes apontam para o caráter perverso dele. O diabo é um expert em mentir, iludir, enganar. É por meio da mentira que se estabelece, e sua finalidade é destruir e matar (João 10.10a).
Satanás não é onipresente (só Deus é). Não podendo estar em todos os lugares ao mesmo tempo e saber tudo o que se passa, tem milhares de demônios que obedecem às ordens dele, vigiando, oprimindo e destruindo o homem. Eles estão ao nosso derredor, buscando a quem o diabo possa tragar; por isso, devemos ter muita cautela, para não facilitar a ação deles.
O diabo não é onipotente (só o Criador é), mas dentro dos limites permitidos por Deus tem certo poder na terra, e usa-o para levar o homem a pecar e para assenhorear-se dele, afrontando o Criador e tentando frustrar Seu plano de salvação da humanidade.
Satanás também não é onisciente (só o Senhor o é), mas consegue sugerir pensamentos maus à nossa mente e tentar-nos. É por isso que, em momento algum, devemos esquecer que estamos constantemente em uma guerra espiritual nem desobedecer à Palavra de Deus, para não ficarmos vulneráveis ao inimigo.
SUGESTÕES DE LEITURA:
Isaías 14.11-15; Ezequiel 28.12-15; Lucas 10.18; Judas 1.6
Autôr: Silas Malafaia
Fonte: Verdade Gospel
Avalie isto:
Compartilhe e Evangelize:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Mais
Relacionado
This entry was posted on 15/03/2013 às 19:42 and is filed under Estudos Bíblicos. Etiquetado: anjo de luz, ágil, chifrudo, destruir, Diabo, diabolos, dragão, forte, grego, guerra espiritual, inimigo, Lúcifer, matar, onipotente, onipresente, onisciente, portador de luz, roubar, Satanás, serpente, Silas Malafaia, sorrateiro, venenoso. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, ou trackback from your own site.
Deixe um comentário